sexta-feira, 29 de março de 2013

Macela....



A colheita da Macela é uma tradição que se repete ano a ano no período de Quaresma: na madrugada da Sexta-feira Santa, antes que surja o sol, as pessoas saem em busca da Macela – erva que dá origem a um saboroso chá com propriedades medicinais - nos campos e às beiras das estradas.

"Diziam que quando Cristo subiu o calvário com a cruz , no caminho tinha bastante macela, e a
planta passou a ser vista como algo sagrado, qua faria bem para todos os problemas. 

Outra versão conta que após Jesus ser retirado da cruz sem vida, Maria teria lavado seu corpo com uma espécie de composição de macela, já que a planta apresenta propriedades cicatrizantes.

Reza a lenda, que as propriedades curativas da macela somente fazem efeito se a planta for colhida na sexta-feira santa antes do amanhecer. A erva de nome científico Achyrocline satureioides é nativa da flora brasileira também conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc. Popularmente, em algumas regiões, é incorretamente chamada de “marcela”.

É um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura e que na região sul costuma florescer no mês de março. As flores são amarelas, com cerca de um centímetro de diâmetro, florescendo em pequenos cachos. As folhas são finas e de cor verde-claro, meio acinzentada, que se destaca do restante da vegetação do campo. (Fonte: Wikipedia)

Segundo pesquisas, a macela é característica da região Sul do Brasil. “Trata-se de uma planta nativa que cresce espontaneamente em todo o território gaúcho, especialmente nos Campos de Cima da Serra e estendendo-se até o Planalto Catarinense”.

Procura-se fazer um apelo para que quem pretende sair em busca das flores “abençoadas” pelo orvalho da Sexta-feira Santa, preserve a sua existência. Que você colha apenas o que vai usar durante o ano, sem exageros. “Se forem retirados em excesso e sempre os melhores cachos, a planta vai perdendo o vigor na natureza e corre risco de extinção”,

O Chá: A desidratação da planta deve ser feita à sombra, pois os raios de sol tendem a diminuir as propriedades medicinais da macela. Depois de secas, as flores podem ser armazenadas em vidros para serem utilizadas no preparo de chás.

Propriedades: É adstringente, antiasmática, antiespasmódica, anti-inflamatório, anti-séptica, bactericida, carminativa, digestiva, sedativa, sudorífera, tônica. Indicada para casos de azia, cálculo biliar,cólicas intestinais, diarreia, disfunções gástricas, gastrite, má digestão, Clareia os cabelos, estimula a circulação capilar, melhora pele e cabelos delicados, previne a queda de cabelo.


                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário