terça-feira, 24 de junho de 2014

São João Batista...

Nascido em 24 de junho, alguns meses antes de Jesus, São João Batista é filho de Isabel, prima de Maria, que anunciou a vinda do Messias e foi chamado de precursor do povo judeu.Antes mesmo de Jesus, João Batista já pregava publicamente às margens do Rio Jordão. Ficou conhecido pela prática de purificação através da imersão na água, o batismo, tendo inclusive batizado o próprio Cristo nas águas desse rio, tornando-se, por isso, uma tradição no cristianismo.São João foi preso a mando do Rei Herodes e levado para uma fortaleza onde foi mantido por dez meses até sua morte.Atendendo ao pedido de sua enteada Salomé, o monarca mandou degolá-lo e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata. Depois, foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes.Os discípulos de João trataram do sepultamento do seu corpo e de anunciar a sua morte ao seu primo Jesus. Onze séculos depois, na Idade Média, o santo se tornou popular quando os cavaleiros hospitalários e templários – guerreiros cristãos que defendiam Jerusalém dos muçulmanos o adotaram como patrono.adotaram como patrono.



Festa "junina" chamada inicialmente "joanina" de São João





 Um dos grandes símbolos das festas juninas é a fogueira de São João.

 Segundo a tradição católica, ela surgiu na noite do nascimento do santo, quando sua  mãe, Isabel, teria mandado acender uma fogueira nas montanhas da Judeia para  anunciar a chegada do filho ao mundo.
 Outros vão dizer que o costume foi introduzido pelos primeiros cristãos, que  acendiam fogueiras na festa de São João para lembrar que foi ele quem anunciou a  vinda de Cristo, o símbolo da luz divina.
 Reza a tradição que a fogueira de São João deve ter a forma de uma pirâmide com  base arredondada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário