domingo, 1 de junho de 2014

A Grande Parada II

Confesso que estou surpreso com a repercussão do artigo publicado na semana passada sobre o programa A Grande Parada por mim apresentado na Rádio Planalto-AM, nos  anos  1970 e 1980. Recebi dezenas de e-mails de leitores que, na época, eram ouvintes do programa. Todos comemoram o fato de estar sendo feito o resgate daquele programa e, consequentemente, de um período de ouro da música brasileira e internacional. Também pedem outros artigos sobre o tema e mais informações sobre A Grande Parada e sobre os sucessos musicais daquele período. Então vamos a eles.

Eu era um fã de carteirinha da rádio Bandeirantes, onde brilhavam, Hélio Ribeiro e José Ferreira Martins. Confesso que meu ídolo no rádio era Ferreira Martins, para mim, a  mais bela  voz do rádio brasileiro  dos últimos  50 anos. Também ouvia muito a rádio El Mundode Buenos Aires e a Jornal do Brasil do Rio de Janeiro, principalmente, o programa Noturno que era apresentado por Eliakim Araújo. Assim, sempre estava atualizado quanto aos grandes sucessos musicais da época. Aqui no estado o modelo de rádio  que  seguíamos na  Planalto-AM, era  a  Guaíba. Portanto, a tônica da programação musical era a qualidade.

Nunca me deixei seduzir pelo discurso de que era preciso fazer “rádio para o povo” e, assim, não cair na tentação da mediocridade. Na Europa havia mais de um ano, Chico Buarque voltou em março, e compôs um samba em repúdio ao ufanismo do governo Médici. Submeteu a canção à censura, com certeza de que não passaria, e passou. Apesar de Você transformou-se em  verdadeiro hino  e  um dos maiores  sucessos de  1970. O governo quando descobriu que a canção era uma “homenagem” ao presidente Médici, a proibiu, a fábrica da gravadora destruída e quebrados os discos em estoque. Entretanto, já era tarde. Em todo o país seus versos eram cantados: “Hoje você é quem manda/falou tá falado/ não tem discussão. (...) Apesar de você/ amanhã há de ser/ outro dia”.

Na Grande Parada, enquanto a proibição não veio, o recado de Chico liderou a lista das 30 mais, ao longo de várias semanas. Tim Maia foi outro destaque em 1970 com duas belas canções que estiveram presentes na Grande Parada: Azul da Cor do Mar e Primavera. Quando o filme Bucth Cassidy estreiou no cine Pampa – hoje  um “lindo” estacionamento – a  canção tema da película, Raindrops Keep Falling On  My Head  na voz  de B.J. Thomas já era destaque na Grande Parada, tendo liderado por várias semanas a lista das 30 mais. Outro tema de cinema foi destaque em 1970: Everybody’s Talkin, na voz de Harry Nilsson. A música fazia parte da trilha sonora do filme Midnight Cowboy. Do filme O Aeroporto, com a orquestra de Vincet Bell, brilhou a canção título.


O campeonato mundial de futebol no México, conquistado pelo Brasil, em 1970, transformou a música Prá Frente Brasil em um dos maiores hits do ano. Quem assistiu a epopeia do tri é imediatamente transportado  àqueles dias de euforia, de preferência  na  gravação original do Coral do Joab: “ Todos juntos vamos/pra frente  Brasil/ salve a seleção...” Na  Grande Parada a música foi o primeiro lugar durante a Copa. Paulinho da Viola foi destaque no programa ao longo de 1970, com um de seus mais belos sambas, Foi  Um Rio Que Passou Em  Minha Vida.

Quem não lembra ainda dos versos: “Se um dia/ meu coração for consultado/ para saber se estou errado/será difícil dizer/meu coração tem mania de amor/amor não é fácil de achar”. Ivan Lins ganhou destaque em 1970 com O Amor É O Meu País. Tony Tornado ganhou o festival de MPB daquele ano com BR-3 e, esteve por várias semanas na Grande Parada. Outro sucesso do hit-parada da rádio Planalto em 1970 foi Paulo Diniz com a música Quero Voltar Pra Bahia. Também foram sucesso na Grande Parada London, Longo, com Gal Costa; Menina, com Paulinho Nogueira; Bandeira Branca, com Dalva de Oliveira; Milton Nascimento, com Para Lennon e MacCartney; Roberto Carlos, com Jesus Cristo. Entre as canções internacionais  destacaram-se Venus, Schoking Blue; Bridge Over Troubled Water, Simon & Garfunkel; Reflections Of  My Life, The Marmalade;  Yellow River, Christie; Marie Jolie, Aphrodite’s Child, Somethin, The Beatles;I’ll Be There, Jackson Five;Carpenters, Close to You.Estas eram rodadas na Grande  Parada e curtidas pelos jovens da época. Muitos ouviam o programa em seus fuscas, com tala larga. Com seus cabelões, calças  boca-de-sino, encantavam  as “minas”, sintonizando o rádio  na Grande  Parada. Outros gravavam o  programa  em fita k-7, para embalar as reuniões dançantes do final de semana.

José Ernani Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário