sexta-feira, 27 de junho de 2014

Nossa Senhora Perpétuo Socorro...




De acordo com uma antiga tradição, o ícone precioso da Mãe do Perpétuo Socorro, que remonta ao século XIV, foi levado para a Itália a partir da ilha de Creta, por um comerciante, no final de 1400.
De 1499 a 1798, o ícone foi exibido na igreja de São Mateus, em Roma (localizado perto da atual igreja de Santo Afonso). Durante a ocupação napoleônica, a igreja foi destruída, mas a imagem de Nossa Senhora foi resgatada em 1819 e colocada na igreja de Santa Maria em Posterula.
A Congregação dos Redentoristas, fundada por Santo Afonso, em 1732, pediu ao Papa Pio IX para preservar a imagem na Igreja de Santo Afonso em Merulana, construída ao lado do local onde ficava a igreja de São Mateus. Depois de ser restaurado pelo pintor polonês Leopold Nowotny, o ícone foi colocado na igreja, em abril de 1866.
A MENSAGEM DO ÍCONE
"Ícone" é uma palavra grega que significa "imagem". É um dos mais populares no mundo, porque ele também é um dos mais copiados. O ícone é proposto para transmitir mais de uma descrição simples de um assunto sagrado.
No ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, além da Virgem Maria é representada Jesus Cristo e os Arcanjos Gabriel e Miguel, mostrando os instrumentos da Paixão: a cana, a esponja, a lança, os pregos e a cruz. O menino Jesus, assustado com essa visão, agarra-se aos braços da mãe.
O artista quis retratar a angústia de Cristo com uma característica distintamente humana, pintado a sandália direita que desliza a partir do pé da criança. Enquanto a criança agarra firmemente à mão da mãe, Maria tende a consolá-lo, os olhos da Virgem, cheios de compaixão, dirigem-se para aquele que observa a cena.
 Maria participa da paixão do Filho convida toda a humanidade a se unirem ao gesto do redentor,  seguindo o seu exemplo.  A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro por sua profundidade simbólica, é um livro de meditação.


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro socorrei-nos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário