segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cães...



Eles são conhecidos como o melhor amigo do homem. Agora, os cientistas mostraram que
simplesmente possuir um cão pode retardar o relógio do envelhecimento através do companheirismo canino, fazendo com que os donos aparentem ser até 10 anos mais jovens.
O pesquisador Zhiqiang Feng, da St Andrews University, na Escócia, afirmou que se você tem um cão em casa, o seu nível de atividade física é mais ou menos equivalente a uma pessoa 10 anos mais jovem.
— Isso pode não fazer com que você ganhe mais uma década em sua vida, mas é muito benéfico. Está comprovado que permanecer fisicamente ativo na velhice evita uma série de doenças, principalmente musculares e ósseas — explica.
Além dos benefícios físicos, um cão também é bom para a saúde mental do seu dono. Em média, essas pessoas têm níveis mais baixos de depressão, promovendo a saúde de forma geral.
O cientista sugere que a criação de mais esquemas de compartilhamento de cães poderia ajudar muitos idosos a desfrutar dos benefícios de ser um dono, sem despesas ou responsabilidades.
O estudo, publicado na revista Preventive Medicine, analisou 547 idosos, cuja idade média era de 79 anos. Todos viviam a uma distância de cerca de 96km um do outro. Durante sete dias, os participantes foram convidados a usar um acelerômetro que media seus movimentos. Dos voluntários, 9% eram donos de cães e todos apresentaram níveis significativamente mais baixos de ansiedade e depressão.
Após a exclusão de pessoas com deficiência e gravemente doentes, a pesquisa relatou que os resultados sugerem que a posse de um cão pode motivar atividades pessoais e permitir que idosos superem barreiras potenciais como sair de casa e ser fisicamente ativos, a falta de apoio social, o mau tempo e as preocupações com a segurança pessoal.
— As evidências mostram que a posse de um cão também está associada com um aumento do nível de atividade física em 65 segundos a mais. Em média, idosos donos de cães eram 12% mais ativos do que seus colegas sem pets — comenta Feng.
Ao explicar o efeito benéfico, a equipe aponta que passear com o cão torna mais fácil conhecer pessoas na vizinhança local, o que em si é um incentivo para sair da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário