quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fazendo arte com areia...

                                                                         


 Em tempo de praia, construir um castelo na areia é uma forma das crianças se divertirem e sociabilizarem. Contudo, esta brincadeira torna-se, por vezes, uma paixão, ou uma especialidade dentro do desporto de construções na areia, praticado quer por crianças quer por adultos.
As construções originais fazem-se, geralmente, com a própria areia da praia, constituída por sedimentos de rocha, que é molhada para permitir a fixação de estruturas. Porém, com o fascínio provocado pelas potencialidades deste passatempo, surgiram campeonatos, festivais e mesmo espectáculos de construções, que utilizam já misturas de areia com pequenas quantidades de argila para permitir construções ainda mais audazes.  

Uma variante do castelo de areia é feito por gotejamento, onde o castelo (ou outras estruturas) são desenvolvidas por pingos de mistura da areia com água, que forma as gotas, e a partir de movimentos com as mãos, pode-se realizar diversas formas. Alguns se referem à técnica como "drible". Quando a suspensão de areia e de água é feita em terrenos de estruturas de areia já existentes, o efeito é denominado Gaudi.


Esculturas feitas de areia enchem os olhos e impressionam pelo acabamento

                                                            


Se em Copacabana as esculturas feitas de areia com as formas femininas chamam atenção de quem passa pelo calçadão, na Austrália, o que capta atenção de turistas e passantes é a exposição batizada de Under The Sea. Com mais de vinte esculturas com detalhes lapidados em areia, a mostra está localizada no Frankston Waterfront, no sul de Melbourne.

Deuses dos mares, submarinos, peixes, golfinhos, castelos, cidades perdidas, tartarugas, seres malignos, piratas e sereias são alguns dos desenhos que chamam atenção dos turistas. A exibição,  conta com trabalhos de artistas do mundo todo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário