terça-feira, 11 de março de 2014

Elas por Elas...



Sobre mulheres, jamais vou escrever algo tão bonito que Cora Coralina já não tenha escrito: "Que pretendes, mulher? Independência, igualdade de condições... Empregos fora do lar? És superior àqueles que procuras imitar. Tens o dom divino de ser mãe. Em ti está presente a humanidade".

Sobre mulheres, não poderia ser tão autêntico e verdadeiro quanto Martha Medeiros: "A todos trato muito bem/ sou cordial, educada, quase sensata,/ mas nada me dá mais prazer/ do que ser persona non grata/ expulsa do paraíso/ uma mulher sem juízo, que não se comove/ com nada/ cruel e refinada/ que não merece ir pro céu, uma vilã de novela/ mas bela, e até mesmo culta/ estranha, com tantos amigos/ e amada, bem vestida e respeitada/ aqui entre nós/ melhor que ser boazinha é não poder ser imitada".

Sobre mulheres, poderia até dizer que prezam a própria autonomia, mas não com a legitimidade de Bruna Lombardi: "Tenho os caprichos inerentes à natureza da mulher/ abro a caixa de pandora que eu quiser/ e lanço mão de todo mal e todo bem/ avanço a passos largos/ alcanço o ponto extremo e vou além".

Sobre mulheres, sei que carregam mistérios na alma, mas sabe-o muito melhor Clarice Lispector: "Sou como você me vê,/ posso ser leve como uma brisa,/ ou forte como uma ventania, / depende de quando,/ e como você me vê passar".

Sobre mulheres, só mesmo a irreverência de uma Adélia Prado para desafiar Drummond: "Vai ser coxo na vida é maldição pra homem./ Mulher é desdobrável./ Eu sou".

Sobre mulheres, poderia arriscar-me a falar de inconstância, mas prefiro dar a palavra a Cecília Meireles: "Tenho fases, como a lua/ Fases de andar escondida,/ fases de vir para a rua.../ Perdição da minha vida!/ Perdição da vida minha!/ Tenho fases de ser tua,/ tenho outras de ser sozinha".

Sobre mulheres, poderia defini-las, mas não com a convicção de Raquel de Queiroz: "Nós, mulheres, herdamos muito da personalidade de Eva: todas as vezes que nos encontramos na santa paz do Paraíso, ficamos ansiosas por morder uma maçã e cairmos fora de lá!...".

Sobre mulheres, permito-me saudá-las muito mais pela sensibilidade e pelo talento do que propriamente pelo dia de hoje.

Nilson Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário