sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Frio de renguear cusco...



Quando chega o inverno, aparece logo a velha e conhecida expressão gaúcha: “Teremos frio de renguear cusco”. É frase bem gauchesca, que dá a entender que o frio será capaz de deixar o cachorro manco.

O verbo “renguear” vem diretamente do castelhano, com o significado de tornar rengo, que é o cara que não tem o controle total dos membros inferiores. Até onde isso é verdade eu não sei. O frio deixa uma perna do cachorro mais dura que a outra? E por que não deixa as quatro patas enrijecidas? Sei lá. Mas a expressão tem o sentido de frio intenso.

Outro dito gaúcho a respeito do frio é: “De empedrar água de poço”. Logo podemos lembrar aquela camada de geada sobre a água (que pode ser do poço, do açude, etc). Mas como o frio faz parte da nossa paisagem e da nossa cultura, aproveito a oportunidade para lembrar outras frases da sabedoria gaúcha, para incrementar os comentários sobre o inverno que se inicia: “Frio como pança de sapo”. “Frio como mate de paraguaio” (para lembrar o tererê). “Gelado como bunda de pingüim” (fácil de entender, não?). “Frio como beijo de sogra” (essa tem fundo psicológico).

E, para finalizar, tem aquela frase que diz que está “frio de rachar o garrão”. A frase é mesmo boa. E quem de nós nunca experimentou a dolorosa sensação do garrão rachado a ponto de sangrar? É só passar um dia frio de pés descalços, ou com um simples chinelo, que você vai experimentar.


                                                                                              (Beto Kieling)

Nenhum comentário:

Postar um comentário