domingo, 12 de outubro de 2014

Nossa Senhora...

 Eloisa H. Asinar
Restaurei e pintei muitas imagens de Nossa Senhora e antes de faze-lo, lia sobre a iconografia, e sobre as aparições e com o tempo fui percebendo que cada imagem de cada Pais Ela refletia o povo. Nossa Senhora de Fatima lembra uma portuguesa. Nossa Senhora de Guadalupe tem os traços de uma mexicana,Nossa Senhora de Lourdes, uma francesa e Nossa Senhora Aparecida, cuja festa hoje comemoramos, reflete o povo moreno, miscigenado Brasileiro.
Nossa Senhora Aparecida não te aquele formato triangular.
É uma imagem pequenina em torno de 40 cm de terracota ou argila,oriunda da região de Santana do Parnaíba.Apresenta forma sorridente , queixo encravado, flores em relevo no cabelo, broche de três pérolas na testa e porte empinado para trás. O motivo pelo qual a imagem se encontrava no fundo do rio Paraíba é que, durante o período colonial, as imagens sacras de terracota eram jogadas em rios ou enterradas quando quebradas.
O tempo que permaneceu submersa mais o que ficou exposta a chamas de lamparinas e fuligem com luz de candeiro deulhe a cor mais morena.
A princesa Isabel era devota fervorosa de Nossa Senhora Aparecida e tinha o sonho de ser mãe de um menino que herdasse o trono da realeza.
Com o objetivo de ser mãe a qualquer custo, a princesa Isabel sofreu vários abortos e a primeira gravidez que conseguiu levar até os nove meses foi frustrante porque resultou no nascimento de uma menina morta, após um trabalho de parto difícil.
Foi com muita fé que a princesa Isabel conseguiu realizar o sonho de ter um filho, após 11 anos de casada. Nos anos seguintes a realeza brasileira ganhou outros dois herdeiros, dom Luiz Maria e dom Antonio.
Por duas vezes, durante o Império, a princesa se fez romeira da santa e lhe ofereceu, régio presentes.
Em dezembro de 1868, ofereceu-lhe um manto, com 21 estados brasileiros; em 6 de novembro de 1884, ofereceu-lhe uma coroa de ouro , cravejada de brilhantes , a mesma com que a Imagem foi coroada Rainha do Brasil de 1904 e que está na Nossa Senhora lá na Aparecida até hoje.
Isabel, filha do último Imperador do Brasil, Dom Pedro II, nasceu em julho de 1846. Casou-se com 18 anos, com Dom Luiz Felipe d’ Orleans, o Conde d’eu e governou o Brasil por três vezes. Na terceira vez, assinou a Lei Áurea, e aboliu a escravidão.
Nossa Senhora Aparecida, Rogai pelo povo brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário