terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Gelado sabor do verão.... O Sorvete!





O sorvete foi trazido para o Brasil em 1834.
 O produto base para a sua fabricação (gelo) veio nos porões da embarcação Madagascar diretamente de Boston.
 As 200 toneladas de barras ficaram armazenadas num galpão na cidade do Rio de Janeiro sendo conservadas com muita serragem.
                Num primeiro momento apenas às quartas-feiras a produção era feita. Assim,longas filas se formavam para consumir a delícia refrescante.
 Até mesmo as mulheres, que eram proibidas de freqüentarem cafés, bares e confeitarias naquela época, quebravam as regras para disputarem a compra da novidade.
                Daquele momento em diante, a deliciosa novidade conquistou a preferência dos brasileiros e mais do que saborear o gélido frescor, passou a ser a solução para amenizar o calor e hidratar o corpo. Seja sorvendo o sumo das mais variadas frutas envolto no palito de picolé ou na cremosidade dos sorvetes que repousam acomodadas em casquinhas e cascões.
               O consumo deste alimento aumenta a cada ano no Brasil. Porém, não somente nos meses de calor mais intenso e nem nas regiões banhadas pelo mar, o hábito de tomar sorvete não está ligado ao lugar tampouco depende do clima ou da estação.
 Vale dizer que a origem da guloseima remota desde a Roma antiga e conta que o Imperador Nero mandou trazer gelo e neve das montanhas e misturá-los com frutas.
               Outros atribuem a criação do sorvete  ao Imperador chinês King Tang, descobridor da combinação de mistura de leite com água do rio.
 Fato é que, sabidamente, a maior variedade de sabores desta inconfundível e deliciosa iguaria é das terra tupiniquins.
 Muito embora nós aceitemos que, de uma maneira ou de outra, tenha sido idealizado por uma mente imperial.

                                                     (Taís Rizzotto)
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário