sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O panetone nosso de cada dia...


 

Dos alimentos tradicionalmente consumidos na época do Natal, o Panetone talvez seja o mais característico e o que melhor se identifica para a ocasião. Numa ceia natalina que se
preze não pode faltar este acompanhamento para a carne de peru, para as nozes e as frutas da estação. De sabor docemente diferenciado, com formas arredondadas e mescla de damasco, laranja, figo, maçã e uva passa, traduz o gosto inconfundível da comemoração em família.

Há relatos de que o panetone teria sido inventado no ano de 1395 pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão. O fato teria acontecido por ocasião de uma festa. Outra versão, é de que foi criado por um padeiro milanês da região da Lombardia no início do século XV. Toni, o padeiro apaixonado por uma moça belíssima, com a intenção de impressionar o sogro, inovou uma receita de pão recheado com frutas criastalizadas.
A novidade fez tanto sucesso que passou a ser chamada de pan di toni.
Se acreditarmos na segunda explicação do surgimento do panetone, que parece ser a mais viável, o pão fermentado deve ter cumprido o seu propósito naquela oportunidade ou, pelo menos deve ter conquistado a apreciação de outras tantas pessoas, dentre elas, inúmeros sogros com lindas filhas, as sogras, cunhados,amigos...
O fato é que, até hoje, a receita secular permanece agradando os consumidores. E, por conta da grande aceitação, o produto se transformou em um símbolo da comemoração natalina. Este pão azedo-adocicado, naturalmente fermentado, ganhou requintes de gotas de chocolate, o “chocotone”, frescor de sorvete o “Sorvetone”, e quem sabe num futuro próximo, para nós gaúchos, entre no mercado um sabor indispensél o “Churrastone”. Uma espécie de panetone para acompanhar o nosso tradicional churrasco. Que tal?
 

      (Flávio Gonçalves)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário