sábado, 8 de setembro de 2012

Quando dividir é somar...



Provavelmente, a solidariedade vem logo depois da gratidão na escala dos sentimentos humanos mais nobres

Exercitada em condições de pobreza, doença e desespero por sobrevivência, ela transcende todos os limites do imaginável e se sublima.

A união solidária dos que estão agrupados por sofrimento cria uma irmandade que emociona pela capacidade ilimitada de dividir o pouco que alguns têm,  mas que parece muito aos olhos dos que não têm nada.

É encantadora, por exemplo, a fraternidade das crianças com " fibrose cística ", cujas famílias praticam um auxílio mútuo com a naturalidade de quem descobriu que todas as mazelas , quando compartilhadas, ficam menores.

Quando comecei a trabalhar com transplante,  por falta de experiência,  intuí que os pacientes em lista de espera invejariam os colegas chamados para a cirurgia. Doce engano:

há uma autêntica euforia pelo companheiro que conseguiu . Para mim, esta alegria genuína é prova indiscutível de que os homens são intrinsecamente bons, ainda que os maus,  poucos mas barulhentos,  estimulem a falsa impressão de que a espécia humana está em decadência

Outra descoberta : os mais pobres, por entenderem a solidariedade como um pré - requisito para a sobrevivência , e também por exercitarem - na desde a infância , se mantêm assim por toda a vida, e se dispõem a ajudar com uma espontaneidade que comove.

Consultem as agendas dos Bancos de Sangue, e ,descobrirão que a maioria dos doadores são pessoas pobres,  encantadas com a idéia de ajudar desconhecidos, que nunca terão sequer a oportunidade de agradecer-lhes.

Acompanhem os mutirões de ajuda aos flagelados, e encontrarão legiões de miseráveis mobilizados pelo encanto da solidariedade, não importando quem seja o ajudado

A doação de órgão para transplante intervivos escancara uma diferença:  com raras exceções, o paciente rico, senão dispuser de mãe ou pai para a doação estará perdido.

Entre os pobres, é comum que meia dúzia de parentes se disponha a doar.

Há neste comportamento, uma enternecedora compensação. O afeto e a generosidade substituem com vantagem as benesses que o dinheiro descobriu que não pode comprar. 

                      (J.J.Camargo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário