quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Apaixonada pelas grandonas dos mares...


Una Furtiva Lágrima...

UNA FURTIVA LAGRIMA, POR GILBERTO SCHWARTSMANN*

   



Nestes tempos de eleições, não nos deixemos entristecer. Temos reservas de afeto de sobra para enfrentar momentos de maior pobreza espiritual. Pensemos no que há de belo nesta vida. As pessoas que queremos bem, os lugares onde queremos estar, aqueles que nos tratam com delicadeza.
A natureza ajuda. Neruda dizia que a poesia faz o vento soprar diferente. É capaz de “mudar os contornos da Cordilheira”. Nossos corações têm o poderde transformar a paisagem. Em Os Estatutos do Homem, Thiago de Mello fala em “caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela”!
Eu uso a arte para as dores do coração. Faz-me sonhar, fingir que tenho várias vidas. A música me é instantânea. Como se o compositor confessasse a mim o que o aflige. Mio Babbino Caro, de Puccini, transfixa meu peito como um punhal afiadíssimo. Adios Nonino, de Piazolla, dá uma saudade imensa de meu pai. E no Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos, vejo alguém que volta para casa, emocionado, depois de muito tempo.
O Intermezzo da Cavalaria Rusticana me põe em marcha, orgulhoso, à frente de um batalhão de centuriões, de volta a Roma, ainda que a ópera de Mascagni, a bem da verdade, fale de outra coisa. Pelas páginas dos livros, torno-me Dante Alighieri! Mando quem quero para os círculos do Inferno! Passo a ser eu, e não Irene, quem escuta os primeiros passos dos intrusos, que invadem a Casa Tomada, de Julio Cortázar.
A arte liberta. Permite sentir o que os outros sentem. Respirar ar puro. Thiago de Mello conta que viu correr uma lágrima no rosto sujo de carvão de um mineiro chileno quando Neruda declamava uma poesia sobre as ondas do mar.
Tenho um gato preto, numa tela de Malagoli, que parece saltar da mesinha em que está pintado, para fazer-me companhia nas noites de insônia. Tudo isto, os amores, as amizades, a natureza e a arte servem-me de antídoto. Lembram que posso amar, mesmo em tempos de vazio moral.
Até os ipês, que há algumas semanas começaram a dar flor, e as glicínias, que florescem por agora, sabem emocionar. Revelam que a vida é muito mais do que a feiura que, por vezes, acompanha épocas de eleições.
*MÉDICO E PROFESSOR

As sete leis espirituais do sucesso...

 


1 A lei da potencialidade pura ou lei da unidade

A lei da potencialidade pura é o retorno a nossa consciência divina e de infinitas possibilidades. 
É o não manifesto (mundo não material), sem forma, sem dependência exterior, apenas a consciência do Eu desnuda de julgamentos, que ficou encoberta por nossas experiências, condicionamentos, identificações com a matéria através da formação do Ego. 

Através da identificação com a potencialidade pura, acessamos a criatividade divina dentro de nós, revelando que podemos agir sob inspiração divina e cocriando uma realidade harmônica ao nosso redor, pelo fato de estarmos fundidos com nosso estado inicial. 

A potencialidade pura facilita a realização de sua intenção, pois não há conflito entre o que deseja e o que você é.


Exercícios para ativar a potencialidade pura

Reserve alguns minutos do seu dia para ficar em silêncio. Aquiete-se de seus pensamentos e anseios, descobrindo a paz que existe no silêncio e o bem que a serenidade lhe trará.

Pratique a meditação sempre que puder, e outra dica é o não julgamento durante o seu dia. Não julgue nada como bom ou ruim, pois o julgamento é limitante e dependente. Quando nos desprendemos do julgamento, nos tornamos independentes do mundo manifesto (material).


2 A lei da dádiva

A segunda lei entre as sete leis espirituais do sucesso fala que nossa existência é baseada em troca de energias, a onda que permeia todo o universo é circulada através da nossa consciência, a potencialidade pura.

A lei da dádiva se assemelha com a vibração que sua alma tem e libera para as pessoas. Se você não entregar atitudes positivas de amor, você não a receberá de volta. E assim vale para tudo. 

 Deepak ChopraQuando você prende algo para você, o universo fará o mesmo em prender algo que poderia te dar. O universo se expande em amor e abundância em prosperidade. 

Portanto, aquela velha frase”é dando que se recebe” faz todo o sentido. Da mesma forma que o ato de ter gratidão pelo que se recebe tem a mesma importância. A gratidão pelo que recebemos na vida, nos coloca em harmonia com Deus e cria mais situações semelhantes.

Exercícios para ativar a lei da dádiva

Pratique o ato de dar ajuda a quem precisa. Pode ser uma oração, um pensamento positivo, um cumprimento ou qualquer atitude com boa intenção e perceba que criará prosperidade em todas as áreas da vida, recebendo do universo a vibração semelhante.


3 A lei da causa e efeito

Entre As Sete Leis Espirituais do Sucesso, a lei da causa e efeito está relacionada basicamente a nossas escolhas. Toda ação ou escolha tem uma consequência na mesma proporção. 

Nossa vida é feita de escolhas o tempo todo, e na maioria das vezes, escolhemos inconscientemente  algo, mas que acarretará um efeito na mesma proporção da escolha(causa). 

A decisão é sempre nossa, mas muitas vezes escolhemos reações baseadas em memórias condicionadas. Se alguém nos ofender por exemplo, somos reativos em nos sentir ofendidos, mas escolhemos isso, e o segredo é observar nossas escolhas, principalmente as compulsivas para que acendamos uma luz em nossa inconsciência. 

A escolha pela prosperidade, lhe fará mais próspero. A escolha pela paz, lhe trará mais situações de paz. Em contrapartida as escolhas que geram desconforto e sentimentos negativos lhe trarão efeitos semelhantes.

Exercícios para ativar a lei da causa e efeito

Observe suas escolhas diárias que até então era inconscientes e traga-a para a consciência, analisando se as escolhas lhe geram conforto ou desconforto. 

Sinta a reação do seu coração em relação as suas escolhas. Existe a divindade dentro de nós que nos guia através do coração e sua vibração. 

Pergunte-se sempre se a escolha lhe fará bem ou mal, e desenvolva essa habilidade de tomar decisões assertivas com base na intuição do seu coração e não em condicionamentos automáticos da mente.


4 A lei do menor esforço

A quarta lei entre as sete leis espirituais do sucesso é composta pela aceitação, responsabilidade e distanciamento. A aceitação dos fatos, situações como elas são e não como você gostaria que fosse no momento. 

Tudo que vivemos, existe uma razão de ser, e não podemos rejeitar as situações, pois a criamos de alguma forma. Quando resistimos, sofremos, e usamos nossa energia de forma negativa.

A responsabilidade é a atitude de não se culpar e não culpar ninguém por uma situação ou atitude. Agindo assim, abrirá a energia criativa do seu ser para a resolução das situações enxergadas como problemas.

O distanciamento compreende a ausência de necessidade de convencer os outros a seu ponto de vista, baseado em seus conhecimentos e crenças.  

Quando vivemos sem ter que provar nada, ou convencer ninguém de algo, nos libertamos pra criar nossa vida desprendido de resistência exterior. Essa liberdade, nos deixará em paz e em harmonia com Deus, natureza, universo, para criarmos nossa realidade da maneira que quisermos.

Exercícios para ativar a lei do menor esforço

Aceite as situações que lhe ocorrem sem culpar ninguém, inclusive você, agindo assim, abrirá espaço para a consciência divina interior agir da melhor forma. 
Cada problema tem uma oportunidade de crescimento ao mesmo tempo. Sabendo disso, podemos aproveitar os problemas para nos elevar em consciência. Desprenda-se da necessidade de convencer os outros. 
O seu ponto de vista não deve ser confrontado com o de ninguém. Economize suas energias e resistências.



5 A lei da intenção e do desejo

Deepak ChopraA quinta lei entre as sete leis espirituais do sucesso é baseada no princípio que tudo é energia e informação. A formação material que enxergamos tem origem em energia condensada, e o universo é um campo quântico de infinitas possibilidades, na qual podemos influenciar esse campo de energia através da nossa intenção e desejo.

O que difere um ser de outro é o conteúdo de energia e informação existente em seu determinado corpo. Mas temos o poder de manipular as energias e informações existentes no Todo através dos nossos pensamentos, crenças, memórias, sentimentos e emoções.

A nossa consciência (potencialidade pura) pode alterar o estado de energia e informação existente em nosso corpo quântico(onda de energia) e assim influenciar o estado das energias que estão em nosso redor. Já que o vácuo quântico permeia tudo e está interligado e atraído pela mesma qualidade de energia.

A transformação da energia e informação em nosso campo quântico se dá através da atenção e intenção em nossa consciência. A atenção tem o poder de transmitir energia, e a intenção desprendida de preocupação e ansiedade dá forma para aquela energia vibracional.

Aquiete seus pensamentos e emoções, e observe a paz que existe no silencio. Nesse momento você dá abertura para sentir o estado natural do Ser. 

Tenha uma intenção desprendida do que deseja nesse espaço de paz e não julgamento, mas lembre-se do principal: confie na manifestação do poder criador do universo e não se prenda a como irá acontecer e quando. 

Confie no seu poder cocriador de manifestar o que sente e vibra com a atenção e intenção desprendida de crenças. Viva o presente confiante na semente que plantou na consciência, pois ela germinará no tempo certo.

Exercícios para ativar a lei da intenção e do desejo

As Sete Leis Espirituais do Sucesso por Deepak ChopraFaça uma lista de seus desejos e tenha uma intenção criadora ao ler. Faça isso antes de dormir e ao acordar. Faça sem desprendimento de expectativas, e apenas confie no que acabou de cocriar e deixe o universo agir, vibrando as realizações através do que você intencionou com sentimento. 

Nunca  duvide. O plano cósmico age de forma harmoniosa e com a sabedoria infinita de Deus.



6 A lei do desprendimento

A sexta lei entre as sete leis espirituais do sucesso por Deepak Chopra refere-se ao conhecimento e entendimento da incerteza. O universo é formado por infinitas possibilidades, e o que nos aprisiona é a busca pela certeza em tudo que vivemos. 

Quando buscamos a certeza, temos um acesso finito, restrito ao passado e ao presente. Mas o futuro é incerto, e se não compreendermos que a incerteza é benéfica, pois abre infinitas possibilidades de um problema se resolver da forma mais criativa possível. 

Quando desprendemos e confiamos na incerteza, agimos com fé, e dando oportunidade para vivermos livres, desprendidos de expectativas e anseios, mas aproveitando cada segundo do presente como parte de uma incerteza criadora e perfeita. 

Não devemos nos prender a uma resolução ou um só caminho. Abra espaço para a consciência infinita agir com várias possibilidades possíveis para atingir o seu desejo cocriado anteriormente. 

Basta, sentir, crer e desprender.  Quando pensamos e sentimos com o apego material a aquilo que se quer, estamos sofrendo influências do Ego, que é limitado e buscador de segurança em algo que não existe Agora. 
A consciência do seu Eu verdadeiro é sábia e poderosa. O poder do ser está em aceitar a incerteza como uma libertação do Ego, muitas vezes doentio.

Exercícios para ativar a lei do desprendimento


Deepak Chopra
Aceite o dia de hoje como ele é sem resistências. Não Crie expectativas de como as coisas deveriam ser melhores do que são, apenas seja livre para ser quem você é agora. Desprenda do Ego insatisfeito, que busca a fuga do Agora.

Inclua o princípio da incerteza como uma benção, pois a boa vontade em aceitá-la, irá manifestar a fonte de soluções infinitas disponíveis no universo e que age conforme seu desprendimento e vibração.

7

A lei do darma ou da finalidade da vida

Esta é a última lei entre As Sete Leis Espirituais do Sucesso por Deepak Chopra. A finalidade da vida pode ser entendida como a missão da sua alma. A descoberta do nosso Eu superior e qual talento que cada um tem, e pode utilizar para a sua própria satisfação e para o bem da humanidade.  
o poder do serTodos nós somos seres espirituais habitando um corpo físico, e estamos aqui com um propósito.

O acesso a esse propósito vem do autoconhecimento, desenvolvendo a percepção de Deus em você. Descubra o  talento que você já tem em si próprio, mas que está encoberto pelo medo, ego, expectativas ligada ao plano material. 

A partir daí,você deve se perguntar como pode ajudar as pessoas com o seu talento? O que pode fazer pela humanidade através de seu dom. Nesse momento,  você passa a criar o fluxo da prosperidade em sua vida, vivendo em harmonia com o seu Ser.




Exercícios para ativar a lei do darma ou da finalidade da vida

Descubra o poder do ser que dá vida ao seu corpo, dando-lhe atenção no silencio.       
Aprofunde-se na serenidade existente na alma e que a partir desse ponto você pode seguir consciente da sua missão. Faça uma lista das coisas que gosta de fazer e que se sente bem, e que pode utilizar para o bem da humanidade. 
Pergunte-se o que pode fazer para ajudar as pessoas? As respostas são essenciais para descobrir sua verdadeira finalidade da vida.



Conclusão

Deepak ChopraAs sete leis espirituais do sucesso do Deepak Chopra são direcionamentos para alcançarmos a realização espiritual e material. Perceba que a realização do que deseja, se faz na transformação interior de sua percepção. 
Invista em si mesmo, na espiritualidade que é nossa condição primária e viveremos o presente de forma abundante em possibilidades criativas, ajudando o desenvolvimento da humanidade.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

20 de Setembro... Dia do Gaúcho!


                                

 Para os que estão desaquerenciados esse dia assume uma

importância ainda maior: longe dos pagos, o gaúcho sente

que algo lhe falta e sente ainda mais forte suas raízes

haraganas.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dias azuis...

                                                                                                                 

 Desejo-te um canto de pássaros
 Perfume de lírios nas tardes mornas
 Uma primavera para te acordar
 Bem-te-vis teus dias azuis.

 Não ter pressa para me deixar
 Vento manso como brisa te afagar
 E se tudo isso não trazer o riso
 Ignora o viver no paraíso.

 Viajo nas palavras procurando ideias
 Bebo entendimentos em taça de cristal
 Num sentimento de antigas lembranças
 Corro para a vida por sua infinita beleza.

 VanyCampos

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Bernadete, minha irmã...

        Fato...                                                                    
 
 
De modo suave, você pode sacudir o mundo! 
(Gandhi)
 
 

Feliz Aniversário, filha...

 

Estou aqui ao lado,
à margem de seu caminho
vendo você passar.
Quero que vá sozinho,
mas me mantenho por perto.
Se o rumo é certo
me aprumo e aplaudo.
Se é via tortuosa,
jogo-lhe aos pés uma rosa
pra que desviando dela
você chegue a outro lugar.
Se a sombra é fria,
mando-lhe um beijo quente
e se o chão queima do sol nascente,
estendo-lhe a poesia
para que o possa atenuar.
Se não houver alimento,
peço ao vento
sementes que lhe tragam vida
e para a sede
roubo do céu a lágrima caída
da madrugada.
Mas se você não precisar de nada
ainda assim eu estarei vigiando
escondida talvez atrás de um querubim.
E quando faltar só um passo
para atingir o seu fim,
tente me achar.
Devo estar já dissolvida e transformada
abençoando sua vida e sua estrada
na forma clara e casta de um jasmim.

Flora Figueiredo

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Gauchito...



... Dois anos e já te fez guapo,
Piá mui vivaracho de papo,
Gauchito redomão e arteiro,
Um filho mui querido e companheiro ...

(Gustavo Chaves Lopes)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Neide Archanjo,,,

 
 
Ser uma árvore
plena de silêncio
ainda que sob os ramos
o pássaro da infância
ressuscite as tardes brancas
a menina e as tranças.


Neide Archanjo.

III Encontro da Família Rigo...


Casas...

 
 
 
As casas instalam-se dentro de nós, viajam nos sonhos e cantam os dias, à noite aguardam de mansinho a espreitar e esgueiram-se das tristezas, misturam-se em janelas, varandas, jardins, cães, flores, pinheiros, pássaros, mangueiradas de água fria, estantes de livros, marmelos, peras e ameixas, casas com número na porta, outras só com nome próprio. 
Todas deixam o coração em sarabanda de liberdade, assim nascem 
as fábulas das vozes pelos corredores, dos risos, dos cheiros, dos afagos, das tropelias doces a cantar dentro de um peito de coração com falta e excesso

Constança Lucas.
Imagem de Adhemar Rocha.